O Desenvolvimento Associativo


A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, Ameosc, foi fundada em 31 de julho de 1971, para defender os interesses institucionais dos Municípios da região. Criada inicialmente com a participação associativa dos municípios de: São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, São José do Cedro, Descanso, Mondai, Paraíso, Princesa, Iporã do Oeste, Belmonte, Anchieta, Campo Erê, Palma Sola, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Santa Helena, Bandeirante, Barra Bonita e São João do Oeste.

Como entidade municipalista, mantida exclusivamente com recursos das contribuições estatutárias dos Municípios, a AMEOSC está ao lado dos associados como órgão prestador de serviços no movimento econômico, concursos e processos seletivos, articulador e legal, consultor e assessoramento técnico municipal, bem como na terceirização dos serviços de elaboração de projetos.

Destacam-se como objetivos principais da AMEOSC:
Defesa Institucional, ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios;

Coordenação e estabelecimento conjunto de medidas e políticas públicas visando o desenvolvimento integrado da região;

Participação em convênios e contratos de interesse dos associados;

Elaboração e execução de planos, programas e prestação de serviços técnicos especializados;

Cooperação intermunicipal e intergovernamental;

Reivindicação e gestão de recursos técnicos e financeiros do Estado e da União;

Estímulo e promoção do intercâmbio técnico-administrativo-social.


Com certeza muitos foram os momentos atuantes e importantes onde a associação esteve a frente, nos quais a atuação coletiva dos Prefeitos da região, foram fator preponderante e decisivo para definir ações de curto, médio e longo prazo, como a questão das BR-282 e BR-163, do Aeroporto Hélio Wassun, da Ponte sobre o Rio Peperi-Guaçu, da aduana em Dionísio Cerqueira, dos Planos de Desenvolvimento Regional Sustentável, etc.

A AMEOSC passou pelo seu pior momento em 1997, quando esteve prestes a ser fechada, mas graças ao espírito dinâmico e empreendedor dos Prefeitos da época foi possível reverter a situação, com reestruturação da equipe técnica, mudança de foco e ações, levando a entidade novamente a um patamar de representação importante para o estremo Oeste.

Hoje, sanada financeira e moralmente, tem atuado com forte e importante participação nas ações que envolvem o desenvolvimento regional, objetivando nas ações estruturantes trazer para o extremo oeste a "ferrovia do frango", que interliga o oceano pacífico ao atlântico, a conclusão da BR-282, a recuperação da BR-163, a ampliação do aeroporto Hélio Wassun, o acesso asfáltico aos municípios que ainda não possuem, o gasoduto, a ponte sobre o Rio Uruguai, as Barragens para geração de energia elétrica, utilização turística e reserva de água, entre outros.

No ano de 1999 adquiriu seu primeiro veículo próprio e em 2001 adquiriu sua sede própria com 330 m², com um auditório totalmente equipado, as salas dos técnicos contendo equipamentos de informática atualizados, dando velocidade nas ações e decisões.



ÁREA DO CANDIDATO

É CANDIDATO?

Use este local para solicitar recursos, realizar outras inscrições, reimprimir boletos, comprovantes de inscrição e mais

Integrado com Gestor Editais - www.gestoreditais.com.br